segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Carta aos amigos!!






Olá pessoal!
Eu pensei que talves fosse interessante enviar noticias acerca desse momento que estou vivendo aqui na Noruega. Bom, eu já estou aqui na Noruega fazem 10 semanas. Dessas 10 semanas, eu estive por 8 semana no Hald, uma escola muito especial. No Hald tive a oportunidade de conviver por 2 meses com estudantes de vários lugares do mundo e aprender um pouco acerca de várias culturas e entender um pouco quão grande é Deus. Devido o texto de Gn 11 e o meu inglês “fajuto” não pude entender muito, mas estou aprendendo cada dia mais. Só para sertificar-me que vocês irão entender, o texto citado acima é a passagem que trata acerca da Torre de Babel, onde Deus desce para ver essa tal construcão dos homens e então decide “confundir as linguas porque toda a terra falava a mesma lingua”. Só para ressaltar que esse trabalho que Deus fez de confundir as linguas foi bem feito!
Essas 8 semanas no Hald foram muito edificantes para mim, mas de certa forma, eu estava ‘protegido’ da Cultura Norueguesa, porque nós, todos os estudantes internacionais e noruegueses estavamos juntos aprendendo acerca de todas as culturas. Eu sabia que ainda não estava totalmente inserido dentro da cultura desse país gelado. Agora faz pouco mais de duas semanas que saí do Hald e estou morando em Bergen, uma cidade que chove muito. Hoje foi o Segundo dia que não choveu aqui em duas semanas.
Em Bergen eu trabalho em dois lugares, no escritório da NMS / NMS U e na Igreja Internacional, ainda tem uma Terceira área de trabalho que estou ajudando, que é um projeto num bairro de estudantes universitário “Fantoft”.
Agora eu estou comecando a me sentir inserido na cultura norueguesa, os pratos de batatas já não parecem tão ruins e as ervilhas com Pølse parecem estar mais apetitosos. Mas ainda sinto falta da feijoada, do churrasco e dos amigos que ficaram no Brasil. Para não “cortar os pulsos” de saudades, procuro pensar que Deus está dando-me uma oportunidade de aprender mais acerca da sua palavra e sua missão que Ele nos proporciona participar. Muitas coisas ja foram acrescentadas em minha vida depois que eu cheguei na Noruega: novos amigos, mais desafios, mais responsabilidade, mais tolerância para com as forma de expressão religiosas e culturais, e claro, mais batatas com ervilhas!
Meu desejo é que Deus use esse tempo que ficarei aqui para me moldar da forma que Ele quiser, e que Ele possa me usar de alguma forma para influenciar pessoas a caminhar com Cristo. E que vocês ai no Brasil também possam influenciar pessoas a ter uma vida com Cristo.
Que Deus abencoe a cada um e bola para frente porque a caminhada ainda pode ser longa!!

Aos amigos e Irmãos, Vi Snakkes!!

Welton, Bergen

2 comentários:

Eirik A jobber disse...

Hey Welton.
Good post. Specially the part with the tower in babel, and link this to the time at Hald. Very good!
Keep on working hard, and do your best! God bless you!
phillipians 4.13 ^^

Liliane Almeida disse...

hehehe engracado tive o mesmo sentimento de torre de babel quando cheguei no Hald sera por que neh???
nao se preocupe irmao isso com o tempo piora por que vc se sente diferente mais ao mesmo tempo dentro da cultura e pra mim e um sentimento indefinido por que vc quer fazer parte mesmo muitas vezes nao sendo...
eheheheh e living la vida loca so nao deixe de ser vc por que e isso que a Noruega prescisa um pouco dessa sua alegria viuuuuuuuuu!!! bjus

Postar um comentário